CLASSIFICAÇÃO PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

Como você já ficou informado ao ler a Breve História da Tabela Periódica, a primeira organização dos elementos químicos foi realizada pelo cientista russo Mendeleev (1834-1907). No entanto essa tabela não era perfeita: vários elementos não se encaixavam na coluna em que foram colocados.
Muitas dessas irregularidades foram corrigidas quando os elementos passaram a ser agrupados pelo número atômico e não mais pela massa atômica. Descobria-se assim uma lei científica, a lei periódica dos elementos, segundo a qual muitas propriedades físicas e químicas dos elementos variam de forma periódica (regular), como o número atômico.
A tabela periódica dos elementos químicos utiliza o termo periódica porque diz respeito às características ou propriedades dos elementos químicos, que se repetem. Nela, os elementos estão agrupados em ordem crescente de número atômico.
A tabela periódica é composta de pequenos quadrados, que incluem:
A tabela periódica dos elementos químicos é a disposição sistemática dos elementos, na forma de uma tabela, em função de suas propriedades. São muito úteis para se preverem as características e tendências dos átomos. Permite, por exemplo, prever o comportamento de átomos e das moléculas deles formadas, ou entender porque certos átomos são extremamente reativos enquanto outros são praticamente inertes. Permite prever propriedades como eletronegatividade, raio iônico, energia de ionização.

Tabela Periódica

Exercícios_01

Exercícios_02

Exercícios_03